sábado, 26 de maio de 2007

Nostalgia - Marlene na TV










Marlene na Televisão

“Garson garante o espetáculo”, foi apresentado pela cantora Marlene, exibido em 1962, todas as terças-feiras, às 21h15m, pela TV Rio, Canal 13, do Rio de Janeiro. Era um programa de variedades musicais, onde a apresentadora cantava e entrevistava os seus convidados. Era patrocinado pelas Casas Garson, especializada em eletrodomésticos. Um dos quadros era o “O compositor e eu”, onde Marlene recebia a cada semana um compositor. Foi numa dessas apresentações que ela, junto com Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal apresentaram pela primeira vez a música Rio” (“Rio que mora no mar/Sorrio pro meu Rio que tem no seu mar..../Que é dourado quase todo dia/E alegre como a luz/Rio é mar...”).

Curiosidade: a atriz Fernanda Montenegro cantou um dos poemas de Manoel Bandeira, com arranjo feito pela produção.

Entre os três ou quatro convidados semanais, ela recebeu Tom Jobim, Dalva de Oliveira, Silvia Teles, Lúcio Alves, Dick Farney, entre outros.

Ganhou, com dois anos e pouco de programa no ar, o prêmio de revelação de apresentadora e no ano seguinte o de apresentadora pela Revista do Rádio, TV Guia e Jornal dos Esportes. Ao lado da inesquecível e saudosa cantora Emilinha Borba, protagonizou uma das mais polêmicas brigas do rádio. Foto (2) das duas fazendo as pazes.
Porém, entre as duas nem tudo eram espinhos. Tanto que as duas conversaram durante mais de três horas, pelo telefone, no dia da morte de Emilinha.
Hoje, Marlene no auge dos seus 60 anos de carreira, com recente relançamento do CD “É a maior!”, pela Som Livre, se mostra uma artista atualizada com seu tempo e preocupada com o futuro de seu país. Sua enorme versatilidade marcou época, no rádio, na TV, no cinema e no teatro.
— Foi no meu programa que a Elis Regina cantou pela primeira vez um samba, antes do sucesso da música “Arrastão“. Foi nele que reuni pela primeira vez Pixinguinha, Lamartine Babo e Ismael Silva. Que passaram a ser chamados de a Velha Guarda, dando origem, anos depois, à Jovem Guarda. Porém, é triste ver a cultura atual do país. O Ministro da Cultura não faz nada por ela, acho que ele não deve ter cultura. Ele esquece compositores de sua própria geração, como o grande compositor Edu Lobo — comenta a cantora Marlene.








Nenhum comentário: