domingo, 26 de abril de 2009

BATMAN - A série de televisão


Na década de 60, todas as crianças queriam assistir ao seu herói preferido: Batman. Nós queríamos ver, quando ele desceria até a Batcaverna, entrariam no Batmóvel, acompanhado do inseparável Robin, para combater o crime em Gotham City.

De 1966 a 1968, a série estrelada por Adam West, como Batman e Burt Ward, como Robin, foi um sucesso.

Esse super-herói, personagem de histórias em quadrinhos publicadas pela editora norte-america DC Comics, cuja primeira aparição alguns acreditaram ter sido em desenhos de Frank Foster, 1932, e que foi publicada posteriormente na revista “Detective Comics”, em 1939.

Mais tarde, junto ao “Superman” (também da DC Comics) e “Homem-Aranha” (da Marvel Comics), Batman se tornaria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo.

Porém, com o passar dos anos, a origem de Batman e o tom das histórias sofreram diversas revisões. Uniformes, parceiros e até a própria personalidade do Batman sofreram mudanças drásticas; outros, como a morte de seus pais e sua busca por justiça, ficaram intactos.

Constante em todas as versões do Homem-Morcego, Batman era o alter-ego de Bruce Wayne, o milionário ou bilionário (dependendo da época), playboy, empresário e filantropo que optou por combater o crime em Gotham City após o assassinato de seus pais, do médico Thomas Wayne e de sua esposa Martha Wayne. Bruce Wayne criou o Batman para causar medo no submundo de Gotham e para defender os inocentes. O uniforme e a maneira como agia quando o usava tinham o objetivo de intimidar seus adversários.

Enquanto Bruce Wayne era despreocupado e irresponsável, Batman era frio, determinado e implacável. Além do uniforme e da personalidade, Bruce Wayne também alterava sua voz significativamente quando se torna Batman, tanto para disfarçar como para intimidar. Na verdade, Batman era a personalidade real na mente de Bruce Wayne. Em alguns momentos isso ficou bem claro. Em uma história em quadrinho, Alfred pediu para que ele tirasse a máscara para ficar mais a vontade, Batman retrucou: "Às vezes eu fico mais confortável de máscara".


Num episódio de Batman do futuro, ficou claro que ele mesmo quando pensava a sua subconsciência o chama de Batman. Mostrando que Batman que era a verdadeira personalidade e Bruce Wayne apenas uma fantasia.

Batman costuma atuar apenas pela noite (e não durante o dia, como no seriado dos anos 1960), imitando os hábitos dos morcegos. Em histórias mais recentes, surgiu a idéia de Batman como uma lenda urbana.

Seus aliados eram: Alfred, o mordomo, sem dúvida o mais importante aliado do Batman, parecendo, às vezes, ser o Batman do Batman. Parece haver alguma ligação do mordomo dos Wayne com a Scotland Yard, e às vezes Alfred dá algumas dicas subliminarmente para o Batman ou a dupla dinâmica. Alfred ainda tem formação em medicina de guerra, sendo extremamente útil para o Cruzado Encapuzado quando se fere. Alfred também fez teatro na Inglaterra e consegue imitar a voz de Bruce Wayne, que em algumas vezes foi muito útil para criar um álibi ao herói.

O parceirinho do nosso herói era o Robin, o menino prodígio (Robin é apenas um menino), é o parceiro oficial do Batman. Não podemos esquecer o Comissário Gordon, maior aliado de Batman na luta contra o crime em Gotham, acionando o Batsinal sempre que julga necessária a ajuda do Homem-Morcego; Barbara Gordon, filha do Comissário, apareceu primeiro como Batgirl, mas perdeu os movimentos das pernas depois de levar um tiro dado pelo Coringa em “A piada mortal” e agora ajudava os heróis como a hacker de computadores conhecida como Oráculo (Oracle); e Lucius Fox, que trabalha como diretor das Empresas Wayne e cuida de tudo no lugar de Bruce, deixando-lhe maior tempo livre para o combate ao crime.

Há ainda muitos outros nomes, como Cassandra Cain, a nova Batgirl; Jean-Paul Valley, conhecido por Azrael, que substituiu Bruce durante sua recuperação na saga “Queda do morcego”; entre muitos outros nomes.

Já os vilões, ficaram mais famosos dos que os aliados, pois quem viu, não esquece do Coringa, o palhaço louco, assassino e psicótico; a sensual Selina Kyle, a Mulher-Gato; Oswald Chesterfield Cobblepot, o Pinguim; o ex-promotor Harvey Dent, conhecido como Duas-Caras; o terrível Edward Nigma, o Charada.


Batman do seriado, foi um grande sucesso, pois marcou uma geração inteira.

Nenhum comentário: